A época das queimadas que acontecem na Amazônia prejudica todo o ecossistema e densa fumaça afeta a saúde de todos. Em agosto de 2024, dois municípios de Rondônia foram indicados com a pior qualidade de ar do Brasil, pelo World’s Air Quality Index: em primeiro lugar Porto Velho (228 µg/m³) e em segundo Guajará-Mirim (172 µg/m³).
Com essa ameaça direta à nossa saúde é fundamental adotarmos medidas de proteção. Confira abaixo as principais dicas para manter você e sua família seguros.
1.Lágrimas artificiais
Use lágrimas artificiais para aliviar a ardência e a secura nos olhos. Consulte um médico para orientações sobre o uso adequado.
2. Umidifique o ar
O umidificador ajuda a reduzir as partículas no ar, tornando o ambiente mais úmido. Se não tiver um, bacias com água e toalhas molhadas são alternativas eficazes.
3. Use máscara
Sempre que sair de casa, use máscara. Priorize sua saúde e opte por máscaras que ofereçam proteção adequada.
4. Isole os ambientes
Mantenha portas e janelas fechadas, incluindo as do carro, para evitar que a fumaça entre.
5. Evite exercícios ao ar livre
Evite praticar atividades físicas ao ar livre. Prefira realizar exercícios em locais fechados e bem ventilados.
Dica extra: cuidado na estrada
Use faróis baixos, mantenha uma distância segura dos outros veículos e mantenha as janelas fechadas. Se encontrar fogo ou fumaça densa, pare no acostamento e aguarde em segurança.
Denuncie
Ao seguir estas dicas, você estará tomando medidas importantes para reduzir os riscos e passar por esse período com mais segurança. Além desses cuidados, você também pode contribuir para a segurança de toda a comunidade.
A Superintendência Municipal de Comunicação (SMC) disponibiliza canais para denunciar de focos de queimada. As denúncias podem ser feitas via WhatsApp, pelo disque denúncia no número (69) 98423-4092, ou presencialmente na SEMA, localizada na Rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.
Comments